segunda-feira, 19 de agosto de 2024

7 Dicas para Fotografar em Ambientes com Pouca Luz

Fotografar ambientes com pouca luz é sempre um desafio. Por isso, aqui ficam 6 dicas para fotografar ambientes com pouca luz! 



1. Maximizar os recursos


Ligar todas as luzes, abrir as janelas e fotografar quando há Sol. Se vai fotografar um imóvel para vender ou alugar que não tem muita luz natural, tente maximizar a luz. Ligue todas as lâmpadas (de tecto e de pé) e fotografe na altura do dia que tem mais Sol. Quanto mais solarenga a casa parecer, maior a probabilidade de parecer apelativa a futuros compradores ou arrendatários. Não se preocupe – poucas pessoas vão achar estranho estar com a luz acesa, porque muitas imobiliárias usam este truque.


2. Usar focos de luz


Obviamente, outra dica para fotografar em ambientes com pouca luz é usar focos de luz. Os focos de luz são relativamente baratos e  fáceis de transportar. Mas, desde que tenham lâmpadas fortes, fazem maravilhas em qualquer ambiente, mesmo que haja pouca luz. No entanto, precisam de tomadas para ligar estes focos, por isso só é uma solução para fotografar retratos, produtos para lojas online e sessões de foto em interiores. Se quer fotografar em exteriores (por exemplo, uma cerimónia), não é uma solução viável. 



3. Levar um kit de flash


Evite usar o flash que vem incorporado na câmara, porque é uma luz muito agressiva que cria sombras muito marcadas. O resultado é uma foto muito pouco natural! No entanto, existem “kits de flash” com difusores e reflectores de flash. Estes kits são portáteis e pode integrar os difusores na câmara. Desta forma, consegue aumentar a luz num cenário escuro, criar sombras mais naturais e subtis. Resumindo, o ambiente fica menos deturpado.


4. Baixar a velocidade do obturador 


Uma das melhores dicas para fotografar em ambientes com pouca luz é usar um tripé e baixar a velocidade do obturador. Diminuir a velocidade do obturador permite que a câmara fique exposta mais tempo à pouca luz que existe e a foto acaba por parecer mais luminosa. Por outras palavras, a foto demora mais tempo a tirar mas fica com mais luz. No entanto, para garantir que não fica “tremida”, é melhor usar um tripé. Esta dica é muito boa porque funciona tanto para fotografar em interiores como no exterior. 


5. Abrir mais o diagrama


Outra dica para fotografar em ambientes com pouca luz é usar uma objectiva com uma grande abertura de diafragma (f), por exemplo f 1.2 ou f2.8. Quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz entra na câmara. Apesar de ser contraintuitivo, os valores de f mais baixos significam que a câmara tem uma abertura maior (por exemplo, f 2.8 é melhor do que f22). Dica extra: alguns telemóveis têm lentes com duas aberturas diferentes — por isso, confirme o que o seu telemóvel é capaz de fazer. 


Só um alerta: quanto mais baixo for o f, menor será a profundidade de campo. Por isso, uma abertura grande de diafragma funciona para fotografar detalhes, retratos ou até pratos (fotografia de comida), mas não é a melhor opção para fotografar paisagens ou imóveis grandes. Tenha isto em consideração consoante aquilo que quer fotografar!


6. Aumentar a sensibilidade da câmara à luz


Aumentar a sensibilidade da câmara à luz (ISO) é outra dica para fotografar em ambientes com pouca luz. Um valor mais baixo de ISO (por exemplo, entre 100 a 800), significa que a câmara está pouco sensível à luz. Nestas situações, a foto tende a ficar mais escura, mas a qualidade da foto é maior porque tem menos ruído na imagem. Em situações em que preferimos sacrificar a qualidade da foto mas aumentar a luminosidade da foto, pode-se aumentar o ISO até 6400. 


7. Fotografar em formato raw


Claro que há sempre a hipótese de editar a foto para aumentar a exposição e dar a sensação que há mais “luz”. Para isso, recomendo fotografar com formato raw e não em .jpeg, de modo a poder editar as fotos e conseguir um resultado mais fidedigno. As fotos em raw podem ser muito editadas sem perder qualidade, por exemplo, aumentar a exposição, corrigir cores e o equilíbrio de brancos. Se tiver usado uma câmara com um ISO muito alto, também se pode tentar reduzir o ruído.



Os profissionais saem sempre de casa preparados com o kit de difusores e reflectores  de luz, sabem como configurar as definições da máquina e têm experiência em pós-edição. Por isso, se precisa de fotografar num local mal iluminado, recomendo contratar um fotógrafo profissional. Clique aqui para contratar fotógrafos em Braga ou espreitar o preço de uma sessão fotográfica em Braga.