domingo, 8 de outubro de 2023

Ideias criativas de decoração para o Halloween


Devido à influência de filmes e séries, há cada vez mais pessoas que celebram o Halloween em Portugal. Se os seus filhos também pediram para decorar a casa, ou se este ano quer entrar no espírito, deixo aqui algumas ideias criativas de decoração para o Halloween.


Mas antes do Halloween, aqui na Península Ibérica celebrávamos o Samaín. O Samaín (em Galego) ou Samhain (em Irlandês) é uma festa de origem celta que se celebra entre 31 de Outubro e 1 de Novembro. O festival marca o fim das colheitas e o início do Inverno, a “metade mais escura do ano”.


Na Galiza, embora cada vez menos, ainda se celebra o Samaín. Por isso, puxei das memórias de criança para pensar em ideias criativas para a decoração de Halloween! Ora vamos lá:


Decorar a casa com abóboras… ou nabos


Uma das maiores tradições do Samaín é iluminar fogueiras. Daí ter surgido a ideia de esculpir as abóboras para pôr uma vela dentro e criar uma lanterna. O que talvez não saiba é que as lanternas de Samaín originais não eram feitas com abóboras, mas sim com nabos. Só quando os irlandeses emigraram para os Estados Unidos é que começaram a usar abóboras no Halloween, já que eram mais abundantes. 


Na Galiza, assim como na Irlanda, as lanternas de Samaín faziam-se com nabos. Os nabos dão-se bem em qualquer tipo de solo, mesmo nos mais pobres, e por isso eram menos dispendiosos. Além disso, sejamos sinceros: o nabo é bem menos saboroso, certo? Portanto, já sabe: este ano pode fazer pequenas lanternas com nabos e está a cumprir a tradição Celta.


E já que estamos a falar em comida, deixo aqui algumas sugestões de alimentação saudável durante os meses mais frios do ano.


Adivinhação e maçãs


Outra tradição do Samaín é tentar adivinhar o futuro. Muitos rituais eram feitos à volta da fogueira, mas também se tentava adivinhar o futuro com a ajuda de maçãs (um símbolo da ligação ao outro mundo, na mitologia Celta, e um fruto disponível nesta altura) ou nozes (que também abundam nesta época do ano). E o que é que isto tem a ver com a decoração?


No dia de Halloween, pode preparar um balde de água com casca de maçãs e tentar perceber que letras de formam. A primeira letra que aparece é, segundo a tradição, a letra do primeiro nome do seu futuro marido ou esposa. É só um jogo! Pode ler aqui mais sobre a ligação entre as maçãs e o “Dia das Bruxas


Decoração do jardim


A decoração do jardim também faz parte do Halloween. O tradicional, no Samaín, seria acender uma fogueira, já que o fogo tem uma componente mística. No entanto, se calhar colocar algumas abóboras no jardim já é o suficiente para evitar o risco de incêndio! Se quiser ir pela tradição mais americana, pode colocar sepulturas e lápides falsas à porta de casa, como se fosse um cemitério assombrado. 



Festa temática


Por último, não se esqueça que a sua festa de Halloween pode ser temática. Sim, o Halloween já é o tema da festa, mas pode expandir. Talvez possa organizar uma festa com o tema “mansão abandonada” e decorar com teias de aranha falsas, alguns adereços vintage comprados em lojas de segunda mão, pendurar morcegos de plástico no tecto e tapar a mobília com lençóis. Se a iluminação forem só as lanternas de nabo, de certeza que vai assustar os convidados!


Outro tema que pode usar na sua festa de Halloween é “mansão assombrada”. Nesse caso, pode ter colunas escondidas a emitir ruídos, um manequim vestido de fantasma ou de vampiro, cortinas pretas ou vermelhas e alguém a fazer o papel de Drácula (ou outra personagem associada como Halloween). Para ser ainda mais a rigor, a mesa também deve estar decorada com loiça e talheres vintage, daqueles em prata e bem trabalhados.


Espero que tenham gostado destas ideias criativas para a decoração de Halloween baseadas no Samaín, a festa que está por detrás de muitas tradições desta quadra. Já agora, aproveito para recordar que pode encontrar uma empresa para organização de festas aqui. 


Apesar de parecer um luxo (sobretudo agora, com o aumento do custo de vida), organizar festas de Halloween, Natal e Ano Novo é imenso trabalho, especialmente quando recai sobre uma só pessoa – geralmente nós, esposas e mães. Por isso, espreite aqui quanto custa organizar uma festa. É o preço da sua paz mental!

Sem comentários:

Enviar um comentário