Contrate um profissional
Fazer a gestão das redes sociais parece fácil, mas não é. Exige muita planificação, tempo para editar imagens e vídeos, disciplina para publicar todos os dias e um certo sentido estético para manter o feed sempre com o mesma linguagem. Por isso, se precisa de ajuda, procure um profissional em gestão de redes sociais ou em gestão de social media.
Procure ter conteúdos interactivos
Hoje em dia, a maioria dos perfis profissionais (ou seja, os perfis de empresas) nas redes sociais tem pouco alcance orgânico. O objectivo do Facebook e do Instagram é que as empresas paguem anúncios! Uma forma de aumentar o seu alcance orgânico é garantir que as pessoas interagem com os seus posts e stories, por isso peça comentários, coloque sondagens ou outro widget que promova a interação.
Publique com regularidade
Outra regra de ouro para ter bons resultados com a gestão de redes sociais é publicar com regularidade. Não adianta de nada publicar uma vez aqui e ali, precisa de ter constância. Só assim é que começa a criar um público e estimular o hábito de ir à sua página. Embora possa ser desencorajador no início, acredite que publicar com regularidade é imprescindível para colher frutos a longo prazo.
Responda rápido às mensagens
Uma dica essencial para ter vendas através das redes sociais é responder rápido aos comentários e às mensagens. Por um lado, não deixa que as pessoas percam o interesse depois de começarem a falar consigo! Por outro, habitua os seus clientes a usarem esse canal de comunicação, que é super directo e muito mais fácil do que ligar para um telefone fixo ou contactar por email.
Mostre proximidade
Finalmente, na gestão de redes sociais é importante transmitir proximidade. Afinal de contas, os seus clientes vão ver os seus conteúdos na mesma rede social onde vêem a fotografia do primo bebé, da festa onde os amigos foram ontem à noite e os seus influencers favoritos. Por isso, deve procurar que também criem uma relação mais pessoal com o seu perfil!