segunda-feira, 5 de agosto de 2019

3 Biografias para oferecer este Verão



Encontrar um presente nunca é tarefa fácil. Quando nos faltam ideias, quase sempre acabamos por oferecer roupa. Mas uma excelente prenda – especialmente nesta época de Verão – é um livro que nos possa acompanhar nas tardes deitadas de papo para ar na praia. E se pessoa a quem quer o oferecer o livro não é fã de romances nem de ficção, o melhor é optar pelos grandes clássicos de não-ficção: as biografias. 




Leonardo Da Vinci (Walter Isaacson) 


Esta é a mais recente biografia sobre o génio Da Vinci a chegar às livrarias portuguesas (foi lançada em Maio deste ano). Não se sabe muito sobre a vida de Leonardo, mas o autor analisou milhares de notas e chegou a uma teoria diferente de todas as que ouvimos até aqui: era filho ilegítimo e, provavelmente, filho de uma escrava chinesa. Claro que as provas desta teoria são ténues, mas as obras do mestre parecem deixar alguns pistas. Este é o verdadeiro código Da Vinci!




Amália Rodrigues (Filipa Melo/ Edições Contraponto) 


A editora Contraponto lançou este ano uma série de biografias sobre figuras ilustres Portuguesas. A colecção inclui biografias sobre Herberto Hélder, Natália Correia, Agustina Bessa-Luís, Manoel de Oliveira e, claro, a “nossa” Amália. Uma boa maneira de ficar a conhecer os bastidores e descobrir o que havia por detrás desta grande artista. Os primeiros anos em Lisboa, as relação com os poetas exilados antes do 25 de Abril e a sua relação com o Estado Novo. Sem dúvida, uma óptima sugestão para quem quer oferecer biografias como prenda de anos!




A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam (Lula da Silva)


A vida de Lula da Silva, o ex presidente do Brasil, é melhor do que qualquer ficção. A meio do processo judicial mais importante da história do Brasil, antigo presidente acaba de lançar o livro “A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam”. Na sua autografia foca-se nos momentos cruciais da operação Lava Jato até ao impeachment de Dilma Rousseff, analisando porque é que o PT perdeu o poder. Dezenas de horas de conversa e entrevistas deram origem ao livro com 377 páginas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário